Sítio com 10 quartos para venda, 315000m2
Descrição
Mansão do Açude. Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro.
A Mansão do Açude é a maior propriedade do Alto da Boa Vista. Localizada no topo da montanha, a 381 metros de altitude e com 315 mil m2, o sítio possui três nascentes naturais, duas cachoeiras belíssimas e três córregos, que passam por dentro da área composta por sete lotes, sendo eles: Rio da Tijuca, Córrego do Açude e Córrego dos Macacos.
Além disso a Mansão do Açude tem uma variedade incrível de plantas exóticas, medicinais, nativas, com mais variedade inclusive do que do próprio parque Nacional da Tijuca. Cercada naturalmente pela floresta e pelo relevo com a pedra e montanhas como proteção natural.
A propriedade permite a construção de até 10% da área total de 315 mil m2 e a legislação permite chegar a uma altura de 12 metros de edificação, portanto é possível a construção de por exemplo um hotel resort incrível na area mais nobre do Alto da Boa Vista.
A Mansão do Açude é composta por 7 lotes, sendo um lote residencial, um lote comercial e cinco lotes florestais.
No lote 1 localiza-se a casa principal, com 1.000m2 de área construída, composta por salão de estar, sala de jantar, sala íntima, banheiro social, cozinha com copa e dependências, duas varandas um escritório e 3 suítes. A casa conta com uma linda piscina com 265 mil litros e 3 metros profundidade.
Esta casa foi construída em 1828 e posteriormente passou por algumas atualizações e restaurações. A casa principal possui lareira, elevador com porta de cobre, uma vidraça linda na escada (que veio da Inglaterra) e um portão de bronze na entrada, além de outros detalhes de época, e por isso, é uma casa onde foram realizadas dezenas de filmagens de novelas e filmes.
No lote 2, o lote comercial, encontram-se a casa de hóspedes e duas casas de caseiros. A casa de hóspedes tem 865m2 e possui 3 suítes, uma incrível sala em vários ambientes, cozinha com dependências e banheiro social, além de uma varanda linda que serviu de palco para inúmeros eventos e casamentos da alta sociedade carioca. Um gramado lindo com vista para a piscina e com a quadra de tênis completam o visual com uma magnífica vista para o vale com a pedra da montanha do outro lado, até onde vai a propriedade.
Os lotes de 3, 4, 5 6 e 7 são lotes florestais, com mata nativa exuberante, centenas de espécies de aves e outros animais e a flora que serviu de muitos estudos e excursões ambientalistas. A propriedade também conta com algumas trilhas que levam à duas lindas cachoeiras, onde pode-se sentir a natureza intocada e preservada, como no parque Nacional da Tijuca, que fica logo ao lado.
Histórico: A Mansão do Açude, cujo nome anterior era Mansão das Heras, é uma bela construção centenária, situada no coração de uma das maiores florestas urbanas do mundo (3.360 hectares) – a Floresta da Tijuca. Foi construída em 1828 pelo engenheiro inglês, William Gilbert Ginty, que veio ao Brasil contratado pelo Visconde de Mauá, para construir a fábrica de gás.
Em 1898 a propriedade passou para as mãos de J. Connely, embaixador americano no Brasil. De 1917 a 1934 sua proprietária foi a Companhia SulAmérica, que vendeu-a ao Sr. Antonio Ferraz, dono do Estaleiro Mauá. Em 1945 foi adquirida pela família atual, sendo mantida até hoje com muito cuidado e preservando a flora original e fazendo algumas ampliações como a construção da casa de hóspedes e casa dos caseiros.
A bela residência e toda a propriedade estão registradas na litografia de Alfredo Martinet (1849) pertencente ao acervo da Biblioteca Nacional.
























































